sexta-feira, 7 de março de 2008

O LIVRO É O FATO. Artigo / Fev de 2010

PONTO DE VISTA.


Ler é um ato revolucionário, e uma conseqüência da alfabetização e aprendizado. Um gesto natural transformado em sociocultural.

O homem é um ser observador e ler é uma observação, da natureza, dos atos e fatos naturais, sociais, culturais e políticos. Devemos encarar a leitura como uma ação essencial à vida como respirar, comer, dormir, consciência da ignorância não conformada. Nesses tempos de comunicação eletrônica exacerbada, a dialética imagem x idéia, assume forma dramática, a inversão do que se vê como significado do que a coisa é, leva à alienação do indivíduo a picos de saturação. Ler é revolucionário, pois parte-se da idéia para a imaginação e a imaginação é criativa. Ler é o ato, o livro é o fato.

Não podemos esquecer que o sistema depende do consumo e agora, mais do que nunca, exerce-se o culto à novidade e a miniaturização dos aparelhos eletrônicos que se tornam descartáveis e obsoletos em tempo recorde, coisas consideradas essenciais em um passado recentíssimo.

A aparência confunde-se com essência, o sentido da imagem passa a ter a dimensão de conteúdo da imagem. A sociedade digitalizada, como bem define os teóricos da Escola de Frankfurt, é uma nova forma de opressão ideológica e de dominação das elites sobre as classes subalternas, e ler, hoje, é uma necessidade para quem está no front de resistência, e quer ser um, e não mais um.
Diante desse quadro á a necessidade de se estabelecerem frentes atuantes, capazes de despertar o interesse pelo conhecimento autêntico, duradouro e o estímulo à leitura, que se constituí num dos meios mais capazes de possibilitar ao indivíduo livrar-se do saber superficial, tendencioso e descartável imposto às massas, pela mídia em geral. Ler um livro hoje é uma atitude, para alguns, anacrônica, ou seja, ultrapassada, porém para aqueles que, como nós, acreditam no poder do conhecimento que o livro possuí, ler representa nadar contra a corrente do conformismo e do inevitável que o mundo globalizado e digitalizado apresenta como irreversível, como irresistível.

Neste ponto somos forçados a fazer um parêntese, pois, numa lamentável coincidência, enquanto escrevíamos este artigo nos chegou a triste notícia do falecimento de José Mindlin, bibliófilo, escritor e acadêmico; paladino da cultura e do saber que só o livro é capaz de legar à posteridade, agregando um valor histórico, como no caso dos manuscritos pela sua raridade; ao seu conteúdo cognitivo.

José Mindlin, foi, é, e sempre será um exemplo de dedicação e amor perene à causa das letras; será o eterno guardião dos livros, como fazia em vida com sua esposa, mantendo uma biblioteca com vasto e raro acervo no subterrâneo da sua casa, onde destacava que “o papel das bibliotecas é o de conservar o passado e o presente para o futuro”.

Dedicamos este artigo à memória de José Mindlin.

PS: Vale destacar que misteriosamente, após 30 anos de recusa, nosso grande poeta Ferreira Gulart esta propenso a aceitar concorrer à vaga deixada pelo imortal José Mindlin. BOA SORTE!


Amaury Cardoso.
e-mail: amaurycardosopmdb@yhaoo.com.br
Blog: www.amaurycardoso.blogspot.com

2 comentários:

  1. Muito interessante essa última matéria meu nobre amigo Amaury, esclarecedora e nos eleva a um nível sócio-cultural desconhecido do cidadão comum, nos faz acreditar que podemos sair dessa estagnação cultural que nos encontramos ha décadas, nos emociona ao relembrar os grandes homens, brasileiros, que mantem erguida a bandeira da educação e da cultura em nosso pais, tão rico em história, artes e outros valores, porém ainda tão pouco divulgados aquelas camadas mais desassistidas de nossa sociedade, nos levando a assistir fatos tão lamentáveis e de conseqüências óbveis, por conta do abandono no necessário trato cultural negado a nossa sociedade, por intenções inconfessáveis dos maus administradores da causa pública, felizmente, temos em nosso meio, homens como aqueles citados em sua matéria, e temos lideranças como vc Amaury, que nos brinda com essas pérolas, tão agradáveis de serem lidas e repassadas, parabéns, mais uma vez, conte sempre comigo meu nobre amigo Amaury Cardoso do Brasil.

    ResponderExcluir
  2. Muito interessante essa última matéria meu nobre amigo Amaury, esclarecedora e nos eleva a um nível sócio-cultural desconhecido do cidadão comum, nos faz acreditar que podemos sair dessa estagnação cultural que nos encontramos ha décadas, nos emociona ao relembrar os grandes homens, brasileiros, que mantem erguida a bandeira da educação e da cultura em nosso pais, tão rico em história, artes e outros valores, porém ainda tão pouco divulgados aquelas camadas mais desassistidas de nossa sociedade, nos levando a assistir fatos tão lamentáveis e de conseqüências óbveis, por conta do abandono no necessário trato cultural negado a nossa sociedade, por intenções inconfessáveis dos maus administradores da causa pública, felizmente, temos em nosso meio, homens como aqueles citados em sua matéria, e temos lideranças como vc Amaury, que nos brinda com essas pérolas, tão agradáveis de serem lidas e repassadas, parabéns, mais uma vez, conte sempre comigo meu nobre amigo Amaury Cardoso do Brasil.

    ResponderExcluir

O QUE LEVAR EM CONSIDERAÇÃO NA HORA DE SE PENSAR NA CONSTRUÇÃO DA PRÓPRIA IMAGEM. - Artigo: fevereiro/2024

Aprendi nos meus estudos de MBA em Marketing Político e Eleitoral, Gestão e Estratégia, que o Marketing Político, Eleitoral e Pessoal é extr...