sexta-feira, 7 de março de 2008

IDEOLOGIA E UTOPIA (NOV/2008)


PONTO DE VISTA

"IDEOLOGIA E UTOPIA"

Comentado por Amaury Cardoso.
Através desse pequeno relatório, no qual devo colocar a minha impressão sobre os pontos levantados, irei me dedicar basicamente ao texto de KARL MANNHEIN "IDEOLOGIA E UTOPIA", onde o autor dispõe sobre alguns pontos para mim importantes dos quais alguns destes pontos farei algumas considerações por achar que o autor não fundamentou com a devida honestidade, compreensível devido a sua formação forjada na elite capitalista, fazendo comparações das quais eu discordo.
O socialismo democrático situa-se entre as vertentes do liberalismo, de um lado, e o Marxismo-Leninismo de outro.
Tendo ponto em comum com cada uma dessas duas posições, mas tendo também diferenças tais que a separação tornam-se flagrante. Tentarei levar a minha visão de cada uma das partes ( Liberalismo - Socialismo - Comunismo), e até que ponto vejo suas relações.
LIBERALISMO / SOCIALISMO.
Existem três pontos que separam a fronteira liberal da fronteira Socialista, que são: O conceito de democracia, o ideal de sociedade, a questão da intervenção do estado na economia.
A visão Liberal compreende exigências no que respeita à garantia absoluta dos direitos e liberdades individuais, considerando a dignidade do cidadão, que não pode ser trocada por nada, compreendendo também um modelo de governo representativo do povo, escolhido em eleições livres e universais com pluralidades de partidos tendo rotatividade no poder.
O socialismo incorpora essas postulações de liberalismo considerando-as no entanto insuficientes. A ideologia socialista pretende ampliar aprofundando o conceito de democracia além da visão liberal, buscando características no ideal da sociedade que difere na sua essência da sociedade liberal.
Para o socialismo não basta democratizar o estado. O socialismo postula a democratização da própria sociedade, nos diferentes setores e atividades, colocando a necessidade de democratização nas relações da família, ensino, educação, cultura, no uso dos meios de comunicação, nas relações de trabalho, repelindo todos os tipos de discriminização ( Raça, sexo, religião, e outras).
Com relação a questão da participação popular nas decisões de governo, o socialismo as difunde de forma permanente e institucionalizada. Na visão liberal, o povo delega aos seus "representantes" eleitos as decisões em todos os níveis, ficando assim a participação popular bastante limitada.
Para o socialismo, tal grau de participação - essa manifestação popular em períodos eleitorais - é hoje claramente insuficiente. O socialismo procura buscar formas e meios de sistematizar uma participação popular permanente, nas formas de governo. Essa participação popular não decorreria na substituição dos partidos e das representações políticas, mas sim no aprofundamento do conceito de pluralismo, dentro do qual, haveria a participação das associações comunitárias, entidades sindicais, que militariam ativamente contribuindo nas decisões do poder. É essa ampliação na participação, da idéia de democracia do socialismo em relação a democracia liberal. Para o Socialismo, o ideal da sociedade sem classes não pode ser abandonado; "é parte integrante e essencial da nossa visão de humanidade". Para o Liberalismo, a divisão da sociedade em classes é inevitável, decorre da natureza humana, não pode ser eliminado. Será?
Uma sociedade sem classes e sem privilégios, onde o poder, a propriedade, a riqueza e a cultura são compartilhadas por todos os cidadãos de acordo com suas preferências, suas aspirações e não segundo a sua origem e estamento social, não me parece uma questão utópica.
Os liberais acreditam no mercado como instrumento soberano de regulação das relações econômicas dentro da sociedade. Os socialistas não crê nesse dogma. Percebem as artimanhas e o favoritismo desse instrumento (mercado), a tendência aos monopólios, oligopólios, a concentração de riqueza e poder econômico existentes neste processo. O socialismo postula o reconhecimento da incapacidade do sistema de mercado, em prevenir ou eliminar as crises econômicas.
"Na visão socialista, não apenas o estado tem suas atribuições ampliadas mas, também, a sociedade tem suas responsabilidades acrescidas através da participação efetiva" ( Saturnino Braga).
SOCIALISMO/ COMUNISMO
Existem quatro questões básicas que poderíamos delimitar como fronteira entre o socialismo e o comunismo - Marxista-Leninista, que são: A atitude perante a ciência marxista, a questão do alinhamento internacional, a concepção do modelo econômico-social, e a questão democrática.
O socialismo rejeita de maneira frontal a idéia da ditadura do proletariado, ditadura de classe, que é defendida pelos comunistas. As ditaduras de classe instauram privilégios de poder que se perpetuam. Já no socialismo o valor da liberdade para o ser humano, é um valor tão fundamental quanto o é, a alimentação, a educação, o emprego, a habitação e a saúde. Eu não acredito na afirmação de que países pobres poderão abrir o círculo do subdesenvolvimento, da exploração, abrindo a seus povos a possibilidade de vida digna, somente através da revolução marxista-leninista.
O socialismo põe em duvida alguns aspectos das leis de ciências sociais, não reconhecendo as "verdades do materialismo histórico", embora veja nas obras de Marx contribuições para esclarecer o funcionamento do sistema capitalista e do mecanismo de exploração da classe operária. Eu particularmente concordo que muito do Marx escreveu esta desatualizado devido as consecutivas alterações e avanços da sociedade.
Uma questão importante que separa os socialistas dos comunistas é a da propriedade do meio de produção.
Para o socialismo a visão de uma economia mista que floreça a pequena empresa é fundamental. Propõe uma iniciativa realmente livre, da associação de trabalhadores, da cooperativa, tendo cada cidadão a condição de construir o seu próprio empreendimento tendo liberdade para dispor dele. Nesse modelo funcionaria o pluralismo social, político, enfim funciona a democracia. Nesse modelo a econômia seria mista porque a grande empresa estaria socializada, não existiria a exploração do trabalho humano pelos donos do capital.
Tal modelo envolveria uma aliança econômica e política entre o estado democrático e a pequena empresa e a pequena cooperativa.
Saudações Socialistas,
Amaury Cardoso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O QUE LEVAR EM CONSIDERAÇÃO NA HORA DE SE PENSAR NA CONSTRUÇÃO DA PRÓPRIA IMAGEM. - Artigo: fevereiro/2024

Aprendi nos meus estudos de MBA em Marketing Político e Eleitoral, Gestão e Estratégia, que o Marketing Político, Eleitoral e Pessoal é extr...