sexta-feira, 7 de março de 2008

2016: O MARCO DO RIO.(OUT/2009.)

PONTO DE VISTA.

 

As imagens do momento do anúncio do nome da sede dos jogos Olímpicos de 2016 foram para nós brasileiros memoráveis. Após o anúncio que deu a vitória a cidade do Rio de Janeiro como sede das Olimpíadas de 2016, o que vimos foi emocionante, desde as lágrimas comovidas do presidente Lula, passando pela emoção exteriorizada do governador Sérgio Cabral até a alegria incontida do prefeito Eduardo Paes, a euforia da comitiva brasileira e mais, o Brasil em festa, especialmente a cidade onde a população comemorou efusivamente, onde o que observamos é o renascimento da esperança de que os investimentos previstos para o evento devolvam à cidade a qualidade de vida, e serviços essenciais há muito desaparecidos.

No âmbito esportivo os equívocos ocorridos nos jogos Pan Americanos de 2007, com falhas no planejamento e com lamentável erro de gastos que motivaram denuncias de irregularidades, caracterizando incompetência na concretização das obras, além de ter deixado equipamentos ociosos, por falta de políticas esportivas para o momento posterior ao PAN, são fatos que não podem se repetir.

Acreditamos que o atual momento político é favorável, pois existe um entrosamento entre as três esferas de poder, o que nos dá a garantia de tranqüilidade para que os projetos sejam viabilizados sem divergências significativas.

Nós que temos a responsabilidade de administrar o maior complexo esportivo, por município, da América do Sul, o CEMS - que é uma referência para a cidade, situado na Zona Oeste do município do Rio de Janeiro – responsabilidade esta confiada pelo prefeito Eduardo Paes, temos diante de nós um desafio que é o de transformar o Complexo Esportivo Miécimo da Silva numa referência para a Zona Oeste da nossa cidade, e, estamos trabalhando, com humildade e dedicação, para atender essa expectativa. De imediato, após a decisão do COI, constituímos, através de portaria interna, uma comissão técnica composta por dez professores para elaborar um programa visando detectar talentos potenciais e incentivá-los com objetivo de promover uma ação concreta junto às crianças e adolescentes, preparando-os para alcançar o alto rendimento, através de um profundo trabalho de base, suprindo as carências das escolas públicas, onde cerca de 50% não possuem, ainda, equipamento (quadras) adequado para a prática do desenvolvimento esportivo. É nosso objetivo ampliar visita as escolas públicas divulgando e oferecendo o espaço do CEMS.

O tempo parece longo, 6 (seis) anos, mas não é, precisamos de investimentos imediatos, recursos humanos e estrutura material, pois vontade e dedicação não nos falta. É de vital importância reconhecer que além de entender o esporte como realização pessoal e coletiva, este também deve ser encarado como uma forma de inclusão social, pois consideramos o esporte como um instrumento para a construção da cidadania, por conter elementos éticos e morais indispensáveis à personalidade humana.

Por outro lado a Olimpíada de 2016 será uma oportunidade de inclusão da Zona Oeste, definida no plano diretor da cidade como área a ser assistida, que deverá receber investimentos de infra-estrutura de transporte de massa, saneamento, ampliação de sua rede de saúde e investimentos na educação, principalmente dotando as escolas com equipamentos esportivos, haja vista, historicamente, ter sido a Zona Oeste um celeiro de talentos em várias modalidades esportivas. Temos certeza que projetos para 2016 deverão necessariamente contar com este potencial para o sucesso do País.

Acreditamos que os jogos da copa do mundo de 2014, sediado no Brasil, deixará um suporte de infra-estrutura importante, devido aos investimentos necessários para garantir o sucesso de um evento esportivo de tal magnitude, servindo como parâmetro para ajustes que se farão necessários para o êxito de 2016.

Sou otimista quanto aos resultados que ficarão para a nossa cidade, exemplos positivo já ocorreram, e a cidade de Barcelona é prova disso. Acredito que 2016 será um novo marco para a cidade do Rio de Janeiro.

 

Amaury Cardoso.

e-mail:

amaurycardosopmdb@yhaoo.com.br

Blog:

www.amaurycardoso.blogspot.com

Um comentário:

  1. Boa tarde amigo, é em função de todos estes comentários de infraestrutura principalmente, que tenho me dedicado, a realizar congressos técnicos, eventos, competições em vários municípios de nosso Estado, com o OBJETIVO PRINCIPAL DE MASSIFICAR O Tênis de Mesa que é um ESPORTE OLÍMPICO e não tem LIMITE DE IDADE, e viajando constantemente visitando prefeituras do interior, para que seja visto por todos os jovens e adultos que não tem a mesma oportunidade de assistir eventos, nacionais e internacionais, nas suas cidades, nem jogos Estudantis, como temos aqui na Capital. Sou Diretor de Eventos da FTMERJ.

    ResponderExcluir

O QUE LEVAR EM CONSIDERAÇÃO NA HORA DE SE PENSAR NA CONSTRUÇÃO DA PRÓPRIA IMAGEM. - Artigo: fevereiro/2024

Aprendi nos meus estudos de MBA em Marketing Político e Eleitoral, Gestão e Estratégia, que o Marketing Político, Eleitoral e Pessoal é extr...