sexta-feira, 7 de março de 2008

FORTALECIMENTO DAS BASES DO PARTIDO (ABR/2007)

PONTO DE VISTA
CARTA ABERTA AO PMDB

FORTALECIMENTO DAS BASES DO PARTIDO

Entre companheiros de Partidos há, certamente, pensamentos distintos a respeito de temas importantes que envolvem ideologias, políticas públicas e modelo de gestão e, no PMDB não é diferente, retrato disto é a sua história e trajetória desde a sua fundação, pontuadas pela passagem dos mais notáveis homens da política nacional, com atuação, na maioria das vezes, tão distintas que pareciam não integrarem o mesmo Partido, mas mesmo assim tinham o mesmo ideário partidário, lutavam por caminhos diferentes, porém com o mesmo objetivo, assim foi no período dos Governos Militares, quando uma parcela buscou mudanças, através de passeatas e Movimentos, outros buscaram caminhos, através da luta armada.

Em períodos de democracia, esta situação perdura, e o Programa do Partido funciona como um contrato, mediando interesses e conflitos subterrâneos que a qualquer momento podem emergir.

Na verdade, o Partido é uma instituição que atua e faz política, exercida em função de causas, propostas, idéias e programas, tem lideranças, de maior ou menor expressão, mas não é de ninguém, constitui uma vontade coletiva e assim se torna parte da sociedade, deve estar sempre aberto ao diálogo acolhendo as manifestações individuais e de grupos e, agindo assim, estará atuando dentro do processo democrático.

Nosso destino, enquanto Partido, atualmente, carece de ampla e profunda reflexão, torna-se necessário promover debates internos. Para onde vamos? O que será do PMDB se ficar restrito a discussões regionais, fragmentado, dividido? O PMDB de hoje precisa estar à altura da sua história, das suas tradições e lutas.

Fica uma pergunta: O que tem ocorrido com o Partido ao longo do tempo?

Não se pode perder de vista que os compromissos que norteiam o nosso Partido e, a concepção de sua prática política, são frutos de um duro aprendizado, adquirido no curso de uma resistência a que se incorporaram lideranças dos mais variados movimentos sociais

As reivindicações definidoras do Partido nos campos político e econômico-social, serão formuladas à luz da experiência histórica concreta que é a herança do MDB, cuja vocação política originalmente oposicionista, contudo consciente, transformou-se no maior e mais respeitado instrumento das oposições na luta pelos ideais democráticos no período autoritário do Regime Militar.

Hoje, Precisamos fazer com que o PMDB trabalhe em um Programa de metas e objetivos bem claros para a população, com inserção de temas como: Desenvolvimento Sustentável – Através do Crescimento Econômico Planejado –, Combate ao Desemprego – Com a Abertura de Novos Postos de Trabalho –, Democratização do Ensino – Fortalecimento do Ensino Básico de Qualidade –: São compromissos que devem nortear o Partido e certamente serão identificados pela sociedade.

Neste contexto, verifica-se a importância da participação coletiva para que o Partido se consolide como uma parte indispensável da sociedade e, esta participação deve iniciar-se pelas suas bases, e, no caso específico do Diretório Municipal do Rio de Janeiro, os seus Diretórios Zonais, hoje presididos por verdadeiras lideranças comunitárias conhecedores da realidade da área de atuação que juntamente com os demais membros da Executiva, filiados, militantes e simpatizantes se constituem no grande instrumento de divulgação dos ideários partidários e eleição de candidatos do Partido, nos períodos eleitorais.

A Instituição Partidária está acima de suas lideranças, não é uma propriedade privada, portanto, não é de ninguém, como também o mandato não é do candidato eleito e sim do Partido. Quando o Partido é Governo, é importante que haja o reconhecimento do direito de suas bases, muitos quadros importantes, de influenciarem efetivamente com participação na estrutura (máquina) governamental.

No caso do Rio de Janeiro, o PMDB é Governo, suas bases foram de suma importância na conquista e manutenção do poder político. Natural que reivindique inserção, dentro da capacidade intelectual e profissional, na Administração Estadual, sendo este um pleito legítimo no contexto político-partidário.

Embora a responsabilidade pela composição política de um Governo seja da alçada do próprio Governo, em razão de seus compromissos junto a sociedade em geral, não é conveniente deixar de contar com a contribuição que a estrutura partidária pode oferecer como sustentação e garantia de êxito das políticas públicas a ser implementadas pelo executivo. Se a direção e as bases do Partido não reivindicarem, não reclamarem por espaço, alguma coisa está errada e, se ao reivindicar, não forem atendidos, algo de grave está acontecendo, pois todos os Partidos querem mostrar seus pontos positivos e, oferecerem oportunidades de exercício político ás suas lideranças.


Amaury Cardoso
amaurycardosopmdb@yahoo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O QUE LEVAR EM CONSIDERAÇÃO NA HORA DE SE PENSAR NA CONSTRUÇÃO DA PRÓPRIA IMAGEM. - Artigo: fevereiro/2024

Aprendi nos meus estudos de MBA em Marketing Político e Eleitoral, Gestão e Estratégia, que o Marketing Político, Eleitoral e Pessoal é extr...