domingo, 7 de junho de 2015

Globalização: Expansão Capitalista que dita os novos modos de vida na século XXI - Artigo: Junho/2015



Se tem um tema que me fascina é o estudo sobre o processo desencadeado pela globalização. Com certeza se trata de uma expansão capitalista, que como toda mudança de parâmetro à nível global revela pontos positivos e negativos, em virtude do ângulo a ser analisado e considerado. Contudo, destaco um ponto básico e fundamental que me leva a creditar como uma profunda mudança positiva do século passado. Refiro-me ao fato da globalização ter proporcionado que a informação e o conhecimento contribuíssem cada vez mais para a movimentação a custo baixo de modo livre e veloz pelo mundo, permitindo que a atividade humana fique baseada cada vez mais no volume crescente de informações e conhecimentos, o que possibilitou que os indivíduos, as organizações e os governos tenham condições privilegiadas de avaliar e comparar o desempenho de uns em relação aos outros.
A globalização se coloca perante o mundo com o significado expresso em termos da ampliação quantitativa e qualitativa da atividade humana, abrangendo setores estratégicos na formação da sociedade, em especial, dos mercados econômicos de bens e serviços, nos mercados financeiros, na geração e difusão de tecnologias, na padronização e regulamentação, no comportamento e modo de vida.
Ela estabelece uma concorrência acirrada em âmbito internacional, onde os fatores: competitividade,competência gerencial e alta tecnologia passam a ser fator prioritário, onde a  geração e difusão de novas tecnologias em escala global, dominam o mercado acirrando a concorrência,marca do capitalismo contemporâneo.
Os blocos econômicos e os mercados sofrem padronização e regulamentação. Outro aspecto importante resultante da globalização é a mudança no modo de vida em termos de hábitos, costumes e estilos de vida. O modo de vida no mundo para a ser cada vez mais parecido, modelado a partir da disseminação da publicidade, propaganda, informação, comunicação, além de bens e serviços em geral.
Reconheço como aspectos básicos positivos do processo de globalização, a evolução tecnológica, principalmente nos setores de produção, telecomunicação e telemática, informação e transporte. Essas evoluções promoveram a integração e a libertação de indivíduos e organizações nos contextos nacionais  e internacionais, em relação a opressões políticas, restrições econômicas, limitações geográficas e desigualdades de oportunidades.
Destaco a importância da evolução das tecnologias de informação que permitiram a divulgação ampla, instantânea e constante de informações, sem limitações determinadas por divisas geográficas e políticas, o que, a meu ver, promove a expansão da participação política de indivíduos e organizações em âmbito mundial, através do acesso amplo e disseminado da informação pelos diversos meios (rádio,televisão,telefone,fax,internet,jornais,revistas e livros), conectando e transfigurando as coletividades em todo o mundo. 
                         
                                    Amaury Cardoso
                                Blog: www.amaurycardoso.blogspot.com.br

                                E-mail: amaurycardosopmdb@yahoo.com.br

                                Site: www.fug-rj.org.br

O QUE LEVAR EM CONSIDERAÇÃO NA HORA DE SE PENSAR NA CONSTRUÇÃO DA PRÓPRIA IMAGEM. - Artigo: fevereiro/2024

Aprendi nos meus estudos de MBA em Marketing Político e Eleitoral, Gestão e Estratégia, que o Marketing Político, Eleitoral e Pessoal é extr...