sexta-feira, 7 de março de 2008

IMPUNIDADE, A PRINCIPAL FONTE DE CORROSÃO DE VALORES. (JUL/2007)

PONTO DE VISTA
IMPUNIDADE, A PRINCIPAL FONTE DE CORROSÃO DE VALORES.

A crescente impunidade vem aumentando a sensação de impotência na sociedade fazendo com que cresça a cultura da leniência, principalmente nas camadas mais pobres, onde os efeitos da desilusão são mais profundos. Essa sensação de impunidade contribuirá para uma degradação sócio-educativa, estimulando a criminalidade de maneira geral.
Diante de tanta corrupção a sociedade parece se resignar com os acontecimentos do dia a dia: Aumento da criminalidade, da violência, do desemprego, da falta de oportunidades, em especial para os jovens.
Como alimentar esperanças quando assistimos estarrecido o enfrequecimento de nossas instituições que vêm causando uma grave crise moral e ética diante de um congresso que vem se afastando dos seus eleitores a cada legislatura em decorrência da conduta de seus membros, de um judiciário que se fecha no seu corporativismo e reluta em se modernizar fazendo com que se perpetue privilégios e o crescimento de liminares que atrasam a justiça e contribui para a impunidade das nossas elites, e um executivo insensível as graves questões sociais que, por falta de vontade política, vem a décadas permitindo a crescente subtração de oportunidades, em decorrência da falta de investimentos que garanta geração de emprego e, conseqüentemente, distribuição de renda, o que esta vinculado diretamente a educação de qualidade, que vem sofrendo ao longo dos anos, perdas significativas, responsável pelo nosso atraso e, que, se não ocorrer mudanças profundas e urgentes nos tirará a perspectiva de futuro já sinalizado pelo desemprego estrutural.
A educação é um importante canal de conscientização e estruturação, preparando o caminho para mudanças estruturais básicas em uma sociedade. Entendo que a construção de um país moderno exige prioridade política máxima para a educação do seu povo. É vital sairmos da armadilha em que nos encontramos e trilharmos outros rumos, que nos leve à libertação e a um sadio desenvolvimento. Esse desenvolvimento está vinculado a reformas, imprescindíveis, que há muito se fazem necessárias. A sociedade contemporânea já apontou nesse sentido, mas, no entanto, o congresso faz ouvidos moucos, fechado no seu corporativismo e preservação de seus interesses.
As nossas principais barreiras no sentido de obtermos o crescimento com distribuição de riquezas, necessárias para definitivamente nos tirar do atraso nos elevando a condição de país desenvolvido, são os motivos que impedem a reforma integral do sistema político, a reforma do código do processo penal, a reforma tributária, a reforma trabalhista e a reforma previdenciária.
Infelizmente, constatamos que mais uma legislatura passará sem que essas reformas sejam tratadas com responsabilidade e coragem. Com isso, os nossos governantes permitem o avanço de um dramático cenário para a atual e próximas gerações. É um crime com julgamento certo no futuro. No entanto, não podemos deixar de perseguir nossos sonhos, pois, sem eles esgotam-se nossas perspectivas de um futuro que nos eleve à condição de um país digno, que honre suas tradições e seja motivo de orgulho para todos nós brasileiros.
Amaury Cardoso
amaurycardosopmdb@yahoo.com.br

3 comentários:

  1. Fala Amaury! Legal teu blog.
    Lí este teu último artigo, e penso que infelizmente,pela indolência, o egoísmo e falta de patriotismo do brasileiro, ainda teremos que piorar muito para que alguma melhora venha a acontecer....derrepente o que nos falta é que ocorra uma guerra ou algo que nos leve à um status de quem não tem mais nada a perder para que nós brasileiros comecemos a pensar e agir coletivamente.

    ResponderExcluir
  2. Caro Eduardo,
    Obrigado pelo seu comentário, mas, não sejamos tão pessimista. A mudança na sociedade é necessaria e inevitável. O que nos resta é estarmos preparados para as mudanças e contribuírmos no sentido interferirmos para que elas sejam menos desumanas e excludentes. Um abraço.

    ResponderExcluir

A SOCIEDADE ESTÁ REJEITANDO O ESTABLISHMENT POLÍTICO ALHEIO AO INTERESSE GERAL. - Artigo: Março/2024

O mundo contemporâneo tem nos revelado que as coisas ficam complicadas no trato do campo político, em que a dimensão de significado e interp...