domingo, 8 de junho de 2025

A EROSÃO DA CREDIBILIDADE DA CLASSE POLÍTICA. - Artigo: junho/2025


 

O acúmulo de expectativas frustradas, promessas não cumpridas e utilização de mentiras como forma de convencimento eleitoral, é o grande responsável pela crescente crise de confiança que se instala no imaginário coletivo.
 

O que se percebe é a predominância na maioria da população do sentimento de que o país patina sem rumo, e que o governo Lula não sabe o que fazer diante dos desafios que se acumulam. Os motivos que embasam ess sentimento social são inúmeros: Frustração com o aumento do caos na segurança pública, seguidos e crescentes casos de corrupção nas instituições públicas, declínio dos imprescindíveis serviços básicos que são usados como moeda política eleitoral através de promessas de solução que caem no vazio e destroem a esperança de uma população cansada de ser enganada, dentre outras necessidades sempre emergente e não resolvidas, que estende o contínuo sofrimento a uma imensa parcela da sociedade que vive de forma precária, no limite da decadência que a coloca na marginalidade social. 


Esse retrato da atual realidade política em nosso país tem aprofundado a cisão entre os políticos de um modo geral e a grande massa popular, que olham com grande desconfiança e descrença a classe politica.


Por fim, destaco o fato de nos últimos 8 a 10 anos ter aumentado a ocorrência do excesso de protagonismo politico do judiciário (STF) que tem levado a percepção da população o enfraquecimento de dois poderes da república, que, por coincidência são diretamente eleitos pela população, se encontram fragilizados diante da superexposição do poder judiciário. Esse fato tem levado a fragilização do poder executivo, na figura do presidente da República, e do poder legislativo, na figura dos membros do Congresso Nacional, ou seja, deputados federais e senadores. Entendo que a permanência dessa situação ameaça o Estado Democrático de Direito e a própria democracia.

Esse é o meu ponto de vista!


Amaury Cardoso 

Graduação em Física, Pós Graduação em Gestão Pública, Pós Graduação em Políticas Públicas e Governo, Pós Graduação em Marketing, Comunicação, Planejamento e Estratégia em Campanhas Eleitorais, Especialização em Política e Estratégia, Especialização em Ciências Políticas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

QUANDO O ESTADO NÃO CONSEGUE RESOLVER OS PROBLEMAS QUE AFETAM O BEM ESTAR DA SOCIEDADE, A DEMOCRACIA ESTÁ EM CRISE! - Artigo: julho/2025

Nos últimos anos tenho percebido e destacado em meus artigos e palestras o crescimento da perda de credibilidade na elite politica que tem l...