sábado, 31 de agosto de 2019

A EDUCAÇÃO CONTEMPORÂNEA PRECISA TER SENTIDO PARA ALUNOS E PROFESSORES! - ARTIGO: JULHO/2019





Uma democracia se fragiliza pelo fato de não garantir oportunidades iguais para todos, principalmente, no campo da EDUCAÇÃO.

Tenho defendido o ponto de vista, em vários artigos onde abordo o tema da educação, destacando a importância da educação de qualidade na vida das pessoas e o fato dela ser vital para o desenvolvimento de uma nação. Tenho afirmado, também, que o sistema dominante em nosso país tem impedido o acesso à educação de qualidade a grande maioria dos brasileiros e que esse sistema é sustentado por uma significativa parcela da classe política, que por longo tempo tem servido como instrumento desse sistema, em razão de por ele ser financiado.

Para mim esta claro que o nosso sistema político não consegue apoiar o desenvolvimento da educação em nosso país, o que é lastimável uma vez que nós precisamos de uma evolução emergencial do nosso sistema de ensino que entenda as questões do mundo real que ocorrem em decorrência das grandes transformações trazidas com a revolução industrial 4.0, onde as transformações no campo da tecnologia são avassaladores.

O ensino convencional brasileiro, além de ser de baixa qualidade, esta atrasado diante da realidade do mundo contemporâneo em constante e rápida transformação. Se cidadãos não tiverem esperança de futuro, e a educação é o alimento a essa esperança de futuro, como as gerações se sentirão vendo suas oportunidades serem negadas por esse sistema elitista, perverso ao negar oportunidades iguais e, em razão disso, excludente?

As pessoas precisam ter a oportunidade de acreditar que podem construir o seu futuro, e o futuro está no direito de todos a ter acesso a uma educação de qualidade, voltada para o seu mundo real!

É um crime negar as pessoas o direito de ter um sentido para suas vidas. A negação do direito a educação é um crime hediondo que tem levado milhões a marginalidade social por conta de submeta-las a ignorância, dificultando seu desenvolvimento humano e excluindo-as do mercado de trabalho cada vez mais competitivo que exige alto conhecimento tecnológico agregado.
O que se percebe é que com o crescente avanço da tecnologia, o processo educacional tem utilizado o aparato tecnológico, mas são poucas as instituições de ensino fundamental e médio que disponibilizam essas ferramentas, e as que disponibilizam são na grande maioria escolas privadas, o que evidência o aumento da desigualdade no campo educacional, visível entre o ensino público e o privado, salvo poucas exceções.

O mundo caminha para o aumento da desigualdade no campo da educação, caso não ocorra à democratização e universalização do ensino qualificado em todas suas etapas de aprendizado. A educação é um campo em disputa e neste século XXI tornou-se urgente que a metodologia de ensino renove sua capacidade de ensinar, pensando e aprendendo maneiras diferentes de ensinar, utilizando metodologia pedagógica que atendam as expectativas dos alunos que vivem o cotidiano de uma sociedade cada vez mais interativa, imperativa e impulsionada por constantes avanços tecnológicos.

O educador do século XXI precisa não só utilizar ferramentas tecnológicas, mas, sobretudo utilizar o aporte de redes sociais, principalmente, saber utilizar conhecimentos de diversas áreas, no formato interdisciplinar, resolvendo-as de forma concreta. A educação do século XXI precisa estabelecer relação com outros saberes, respeitando as diferenças.
A educação é um campo em disputa no sentido de produzir conhecimento e enfrentar o desafio da mesmice. Ela precisa de um professor fortalecido no campo intelectual, que o torne um transformador, um líder acadêmico e político com protagonismo no processo de transformação da metodologia de ensino, que precisa ter como objetivo principal ensinar o aluno, a saber, o que fazer com o conhecimento adquirido.

A educação contemporânea precisa ter sentido para alunos e professores! É fato que o desafio transformador da educação brasileira é enorme e antigo, contudo, também é fato que transformar a atual, e ao mesmo tempo antiga e ultrapassada metodologia de ensino em nosso país é imprescindível. É preciso romper paradigmas que sustentam há décadas o atual sistema educacional que não tem acompanhado as grandes transformações sociais, tecnológicas, culturais e econômicas, e aprendermos com essas transformações que moldam novos comportamentos, a construir e implementar a nossa educação do futuro, com isso, evitando vir à sofrer apagões de talento e insuficiência de mão de obra com alto valor de especialização profissional.


Amaury Cardoso

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A SOCIEDADE ESTÁ REJEITANDO O ESTABLISHMENT POLÍTICO ALHEIO AO INTERESSE GERAL. - Artigo: Março/2024

O mundo contemporâneo tem nos revelado que as coisas ficam complicadas no trato do campo político, em que a dimensão de significado e interp...