quinta-feira, 12 de fevereiro de 2026

DEMOCRACIA NÃO SE CONSTRÓI COM GUERRA POLÍTICA! - Artigo: fevereiro/2026


A sociedade brasileira precisa ter clareza sobre que tipo de país deseja construir. A polarização política baseada no extremismo, que abre espaço para o ódio, tratando adversários políticos como inimigos tem feito com que a disputa política e ideológica se torne violenta. Esta ocorrência entra em conflito com o princípio basilar da democracia que pressupõe visões diferentes no campo ideológico, na liberdade de expor ideias e opiniões.

Quando nos tornamos intolerantes com aqueles que pensam diferente e passamos a considera-lo como inimigo, é um sinal claro de que não temos mais a intenção de debater ideias opostas, mas sim o de querer eliminar o “inimigo político”. Esse estágio vem crescendo no consciente das pessoas, e tem se tornado uma ameaça a democracia em razão da resistência das pessoas em aceitarem o pensamento contraditório, não permitindo o espaço para o diálogo. Democracia não se constrói com ódio e guerra política, se constrói com conflito civilizado de ideias, com argumentos, com disposição real de diálogo. 

O incentivo a “guerra do nós contra eles” promovido pelos líderes no campo político da esquerda e da direita, acirra os ânimos e alimenta um sentimento de ódio que inflama emoções causando um distanciamento do que verdadeiramente interessa.

Sempre me posicionei na defesa da discussão do que realmente importa no debate ideológico  de ideias no campo político, que são a apresentação de propostas de como melhorar os gargalos estruturais que persistem em nosso país nas diversas áreas, em especial as que afetam diretamente a melhoria da qualidade de vida das pessoas, tais como: segurança pública, educação de qualidade, saúde preventiva com atendimento de qualidade, transporte público eficiente, oferta de emprego e renda, infraestrutura urbana e viária, saneamento básico e meio ambiente sustentável.

Outro aspecto que considero de igual relevância e que reputo ser prejudicial ao avanço do processo democrático são os efeitos nocivos causados a democracia em razão da perda do pensamento crítico na vida pública. Hannah Arendt, afirmou que a incapacidade de pensar não é estupidez, é ausência de reflexão. O que percebo é que a grande maioria das pessoas estão se recusando a refletir, examinar, ponderar e sustentar um raciocínio próprio. Esse comportamento que cresce nas sociedades, e na brasileira em especial, tem produzido um comportamento onde as pessoas passam a adotar uma opinião sem o necessário exame crítico sobre o tema. As pessoas estão resistindo a pensar, ou seja, não possuem a importante condição do pensamento crítico.

Está preocupante incapacidade de construir o pensamento crítico tem permitido que as redes sociais avancem na divulgação de opiniões construídas sobre frágeis conteúdos e argumentos vazios, favorecendo frases prontas em detrimento da construção de raciocínios com base fundamentada. A lógica algorítmica não se baseia na reflexão e sim na reação emocional.

As pessoas não conseguem questionar conceitos que lhes são impostos diariamente e com bastante intensidade. Não perde tempo com reflexão, deixam de ser cidadãos pensante, passando a serem militantes emocionais perdendo a capacidade de corrigir seus próprios erros.

Por fim, no momento em que escrevo esse meu ponto de vista, surge a noticia bombástica que envolve o escândalo financeiro do Banco Master, que ministros do STF temem o fato da corte está sendo puxada para dentro do escândalo do Banco Master pelos ministros Toffoli e Moraes, que aparecerem sendo citados por suspeita de envolvimento nesse escândalo. Entendo ser muito grave essa suspeita, e mesmo com a tentativa de blindagem promovida pelo conluio de poderosos envolvidos, o cerco está fechando para Toffoli e Moraes, graças ao trabalho investigativo da Polícia Federal e a repercussão que parte da imprensa vem dando a esse que é considerado o maior escândalo financeiro já visto no Brasil e que abrange um conluio de membros dos três poderes da República, com ramificações que envolvem diversas instituições, inclusive com lavagem de dinheiro do crime organizado, o que por si só é gravíssimo.

Um escândalo de grandes proporções que envergonha o Brasil internacionalmente, e o povo brasileiro em especial, ameaça a República exigindo rigor máximo no processo de investigação e penalização dos envolvidos. Que a verdade venha a tona e a impunidade não prevaleça. Basta!!!


Amaury Cardoso 

Graduação em Física, Pós Graduação em Gestão Pública, Pós Graduação em Políticas Públicas e Governo, Pós Graduação em Marketing, Comunicação, Planejamento e Estratégia em Campanhas Eleitorais, Especialização em Política e Estratégia, Especialização em Ciências Políticas.  (blog de artigos: www.amaurycardoso.blogspot.com.br) 

DEMOCRACIA NÃO SE CONSTRÓI COM GUERRA POLÍTICA! - Artigo: fevereiro/2026

A sociedade brasileira precisa ter clareza sobre que tipo de país deseja construir. A polarização política baseada no extremismo, que abre e...